Bem-estar e saúde: Gestação e exercícios

Nosso blog de dermatologia vai trazer algumas parceiras que darão dicas preciosas sobre saúde e bem-estar.
Nesta semana, a Fisioterapeuta e Professora de Pilates Adriana Martins, de 28 anos, que sempre praticou esportes e que está no último trimestre da gestação de Luiza traz informações sobre a prática segura de exercícios na gravidez (não só com a experiência de quem sempre orientou a prática de atividade física, mas agora, por experiência própria).
“Nesta época, convém trocar os esportes de maior impacto, como a corrida e o Jiu jitsu por caminhadas e aulas de Pilates. Yoga e hidroginástica também são opções. A prática de esportes traz benefícios não só durante os outros momentos da vida, mas especialmente durante a gravidez, pois evita indisposições, dores na coluna e mantém a auto-estima. 

Durante a gestação, há retenção de líquido, tendência à celulite, varizes e estrias, portanto a gravidez não deve ser uma desculpa para deixar os cuidados de lado. Drenagem linfática pode ser feita após os 3 meses de gestação, por profissional habilitado e com consentimento do obstetra.
Nos dias de muito sol, é bom trocar as ruas pela esteira e nunca passar de 1 hora e meia fazendo exercícios.
Descansar nos finais de semana também é importante.
Não esquecer de hidratar a pele com cremes para evitar estrias.
Beber água durante a atividade física para não desidratar.
Usa filtro solar diariamente e chapéu durante as caminhadas para evitar as manchas.
A alimentação saudável e o exercício físico regular são a fórmula certa pra manter a forma e a disposição durante a gravidez.” 
 
Algumas gestantes, com condições médicas especiais e antes dos 3 meses, devem consultar seu obstetra antes de iniciar a prática de atividades físicas durante a gestação.

Adriana Martins, é Fisioterapeuta (faz RPG e drenagem linfática) e professora de pilates pilatesmds@gmail.com

 

 

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