Pq eu me queimo mesmo qdo uso filtro solar???

Essa é uma pergunta muito comum aqui no consultório e a resposta é muito simples: tem tudo a ver com a quantidade de filtro que você aplica!

O FPS (Fator de Proteção Solar) “in vivo” varia muito com a quantidade do filtro que é aplicada.

Nos estudos de aferição do FPS, é usada uma camada bem grossa de filtro solar. E quando eu digo bem grossa, é bem grossa mesmo! Para uma aplicação adequada no corpo todo deveríamos usar 30-40 gramas do filtro. Isso equivale a 1/4 de um frasco de Sundown ou, para quem tem dificuldade de visualizar a quanto isso equivale, um copinho de cachaça cheinho!

Na prática as pessoas usam 1/4 a 1/3 desta quantidade. Assim, o FPS  diminui muito, caindo para menos da metade do valor que está no rótulo.

Além disso no laboratório não se reproduzem as condições da praia como o atrito com areia, roupas, suor e mergulhos, que também diminuem o FPS.

Um trabalho feito na Inglaterra com 10 filtros solares que tinham no rótulo a indicação de water proof, demonstrou que todos perdem quase toda a capacidade de proteção depois de 20 minutos de imersão na água.

É portanto importante não só aplicar o filtro solar 15 a 20 minutos antes da exposição solar mas também aplicar uma camada dupla e reaplicar com freqüência. Mesmo assim você dificilmente chegará a ter a proteção que está no rótulo!

Portanto, lembrem-se: filtro solar não é igual a proteção solar!

O filtro ajuda muito mas sozinho ele não faz todo o trabalho. Barraca, chapéu, roupas e óculos escuros são fundamentais!!!

beijos a todos!

This entry was posted in Proteção Solar. Bookmark the permalink.