Qual a diferença entre cosmético e cosmecêutico?

Cosmecêutico é um termo freqüentemente usado para descrever cremes anti-rugas e hidratantes.

Os cosmecêuticos são, teoricamente, o casamento entre cosméticos e medicamentos. Representam o grupo de produtos cosméticos que, supostamente, possuem ingredientes com atividade biológica e, portanto, teriam benefícios similares a medicamentos.

Algumas pesquisas na área da dermatologia realmente sugerem que alguns dos ingredientes bioativos que estão presentes nos cosmecêuticos têm benefícios que superam os de um hidratante comum.

Entretanto, embora haja evidência de benefícios não há nenhuma legislação para esse grupo de produtos que os obrigue a provar os benefícios anunciados.

Os medicamentos, quando são aprovados, tem que comprovar cientificamente sua eficácia e segurança enquanto os cosmecêuticos não.

Na realidade, o FDA (United States Food and Drug Administration) não reconhece essa categoria em separado e, para efeito de lei, temos apenas dois grupos: medicamentos e cosméticos.

Os cosmecêuticos são considerados cosméticos. Cosméticos não requerem aprovação pelo FDA para colocação no mercado.

Se o produto tem ação biológica deveria ser aprovado como medicamento mas como aprovar medicamentos custa caro, requer tempo e ampla evidência científica, muitos produtos são lançados como cosméticos.  

A conclusão é: alguns cosmecêuticos têm, provavelmente, uma ação melhor que a de cosméticos comuns mas não são todos. Cabe a nós, dermatologistas, tentar separar o joio do trigo.

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.