Chocolate causa acne: verdade ou mentira?

 “Chocolate provoca espinhas?” Essa é uma pergunta freqüente no consultório dermatológico. Embora a resposta negativa à esta pergunta seja uma orientação geral dada pelos dermatologistas  que alivia a consciência de muita gente na hora do deleite, a verdade é que até hoje esse enigma não foi de todo elucidado.  Essa controvérsia foi novamente levantada há alguns anos,  quando um estudo australiano mostrou que jovens que consumiam maior quantidade de derivados do leite apresentavam mais acne. Existem inúmeros fatores que levam à piora da acne ou surgimento de novas lesões, com destaque especial para a participação hormonal (adolescência feminina ou masculina, época pré menstrual na acne da mulher adulta, uso de anabolizantes, síndrome de ovário policístico ou anovulação crônica) , uso de cosméticos, hidratantes, suplementos vitamínicos etc. Estes fatores são mais importantes do que a participação isolada da dieta.

 Numa dieta balanceada, com aporte calórico adequado para o peso e constituição de cada um, a gordura ingerida na dieta (chocolate/derivados de leite) não representa um fator de risco para piora da acne (embora seja fator de risco para dislipidemia, doenças cardíacas e outros), diferente do que ocorre nos pacientes que estão acima do peso. 

Recentemente descobriu-se que, na adolescência, o aumento do regulador IGF-1 (fator de crescimento semelhante à insulina) leva ao surgimento de acne, pois ele aumenta a produção de sebo. O consumo de leite e derivados também eleva a produção de IGF-1, assim como alimentos com alto teor glicêmico (pex.  chocolate), resultando em acne. A redução do índice glicêmico dos alimentos (ou o uso oral de metformina, uma medicação conhecida usada no tratamento do diabetes, indicada em alguns casos) reduziu a ação do IGF-1 e deve ser considerada nos casos de acne grave.

Não queremos dizer que a dieta é tratamento de acne, mas em alguns pacientes, a orientação dietética deve ser individualizada. Como tudo em medicina (e na vida), vale a pena seguir o bom senso, evitar os excessos mas se deleitar com um bombom na Páscoa !

This entry was posted in Novidades. Bookmark the permalink.