Voce toma banho muito quente? Cuidado !

Banho quente demais resseca a pele. Tomar banho frio no inverno está longe de ser um ritual

relaxante e prazeroso, mas banho quente demais resseca a pele.

A pele possui uma camada natural de proteção que é composta de gordura e proteínas, que é removida com a temperatura quente da água.

O banho quente, especialmente demorado, deixa a pele com aspecto ressecado, opaco, descamativo e com isso, mais envelhecido (“craquelê”), além de aumentar o risco de foliculites e ceratoses.

Isto deve ser especialmente considerado em pessoas alérgicas (com rinite, sinusite, asma, bronquite ou dermatite atópica) nas quais esta camada natural de proteção da pele já é geneticamente alterada e mais propensa ao ressecamento.

Evitar sabonetes e investir em bons hidratantes com óleos essenciais, uréia, lactato de amônio, ceramidas, pca-na, manteiga de karité, vitamina E são fundamentais para garantir a saúde e a maciez da pele, especialmente no inverno.

Loções fluidas hidratantes coloridas e perfumadas hidratam temporariamente e por pouco tempo, terminando por contribuir com o ressecamento da pele, pois perfumam mais do que hidratam.

Reduzir o tempo durante o banho também é importante. Basta ver a aspecto desidratado dos dedos quando ficamos mergulhados na piscina por muito tempo. Um banho rápido não só contribui para a maciez da pele mas ajuda a poupar a água do planeta.

Banho rápido e morno: o equilíbrio é o segredo.

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.