Maquiagem diária faz mal para a pele?

No Egito Antigo, 3000 anos antes de Cristo, a maquiagem era considerada uma arte. Se originou com o Kohl (usado como sombra para contorno dos olhos e escurecer cílios e sobrancelhas). Embelezavam mulheres e homens. O hábito de se maquiar entrou em declínio na Idade Média, quando o pensamento religioso falou mais alto que a vaidade e voltou com força no séc XV na França e Itália, que se tornaram excelentes fabricantes de produtos de qualidade, usados especialmente por membros da aristocracia.

Nos últimos anos, muita coisa mudou. Antes os dermatologistas não recomendavam o uso habitual de maquiagem, pois os produtos tinham textura pesada, eram gordurosos e não raro, causavam acne cosmética. Hoje em dia, existem bases fluidas que controlam oleosidade, possuem antioxidantes, dão efeito lifting e possuem filtro solar. Com isso, acabam por agregar benefícios ao tratamento dermatológico. Então, se você por questões de trabalho ou mesmo por estética pessoal, não apresenta alergias na pele, e quer se maquiar diariamente, escolha o produto adequado.

A maquiagem deve ser aplicada sempre sobre a pele limpa. Um hidrantante, loção adstringente ou gel para reduzir os poros podem ser colocados antes da base, de acordo com a necessidade da pele.  Boas opções de base são  Stay True Make Up Oil free Formula, da Clinique; Normateint FPS 20, da Vichy; Natural Lifting, da Dermage. Excelente aposta é substituir a base pelo uso dos filtros com tonalizante que existem para cada tipo de pele (oleosa, seca ou mista): Spectraban compacto FPS 39, Photoderm Max 100 crème tinto, Avene 50 crème tinto, Sun Max FPS 35 color sense, Anthelios FPS 50 Creme cor de base, Block Age FPS 30 da Dermage, Photoplus Tonalizante FPS 50 da Dermatus, Gel crème 40 tonalizante da Adcos, Compact Foundation da Clinique FPS 25, Heliocare FPS 50 compacto.

Olheiras podem ser camufladas, antes da base ou do filtro. Escolha o corretivo certo, que não pode ser muito claro, para evitar o efeito “panda” ao contrário, ou de tom muito escuro, para não pesar ainda mais o olhar.

O efeito pode ser complementado por um pó solto com efeito bronze. Um rímel preto acompanhado ou não de sombras hipoalergênicas de cores suaves, complementam o look natural para o dia-a-dia.

Evitar lápis de olhos na pálpebra inferior, pois ao longo do dia podem escorrer acentuando as olheiras. Se mesmo assim, quiser usar, prefira lápis marrom para o dia-a-dia.

Ao chegar em casa, sempre remova a maquiagem com demaquilantes antes do sabão neutro. Vaselina líquida ou óleo mineral removem bem a maquiagem dos olhos.

Porque você não tenta amanhã ?

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.