Perguntas e respostas: Toxina Botulínica (Botox, Dysport, Xeomin, Prosigne)

O que é a toxina botulínica?

Toxina botulínica é uma proteína purificada obtida de uma bactéria. Ela é administrada em doses mínimas através de pequenas injeções nos músculos da face.

 O tratamento é seguro?

Sim, é extremamente seguro, eficaz e sem efeitos colaterais graves. É usado terapêuticamente há mais de 15 anos para tratar várias doenças. É o procedimento estético mais feito nos EUA. Para ser ter uma idéia, mais de 3.8 milhões de aplicações foram feitas nos EUA só no ano de 2005.

 Existe risco de ter botulismo?

Não. A dose para se ter botulismo (~2800 unidades para uma pessoa de 70Kg) é muitas vezes maior que a dose empregada nos tratamentos estéticos (geralmente em torno de 50 unidades).

 Para que é usada a toxina botulínica na dermatologia?

Para melhorar rugas de expressão, ou seja, aquelas que aparecem quando contraimos os músculos. Exemplos de rugas de expressão são as rugas transversais que aparecem na testa quando elevamos as sobrancelhas, as rugas verticais que aparecem entre as sobrancelhas quando estamos zangados e os pés de galinha.

O objetivo do tratamento é melhorar o aspecto da face, dando um aspecto relaxado e natural. Devemos evitar o tratamento excessivo pois a completa ausência de movimentos nos músculos na face leva a uma aparência “congelada” que não parece natural nem é esteticamente elegante.

A toxina botulínica também é usada para controlar a sudorese excessiva nos pés, mãos, testa e axilas.

 Qual a diferença entre Toxina Botulínica e preenchimento?

A toxina botulínica trata as rugas dinâmicas, aquelas que aparecem quando movimentamos os músculos.

O preenchimento trata rugas estáticas, aquelas que continuam lá mesmo quando a face está em repouso. Eles tratam rugas mais profundas, disfarçando as rugas por reposição de volume. Exemplos de rugas estáticas são os sulcos que vão do nariz até as laterais do queixo (também conhecido como “bigode chinês”).

 Quando eu vou ver a diferença/ os resultados?

Os resultados começam a se manifestar 2 a 3 dias após as injeções e o efeito máximo é visto em 2 semanas. Se o resultado desejado não foi alcançado em 2 semanas após o tratamento uma dose complementar de reforço pode ser administrada neste momento. Importante, no entanto, é saber que o objetivo do tratamento não é a paralizia total dos músculos mas seu relaxamento. Assim o paciente fica com uma aparência natural.

 Quanto tempo duram os resultados?

Os resultados duram de 3 a 6 meses.

 Quais são os efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais mais comuns são ligados à própria injeção. Pode-se ficar com hematomas (roxos) nos lugares das injeções que podem persistir de 7 a 10 dias. Para diminuir a probabilidade de tais efeitos recomendamos aos pacientes que evitem algumas medicações como ácido acetil salicílico (AAS, aspirina), anti-inflamatórios, anticoagulantes, vitamina E e ginko-biloba nos dias que antecedem a aplicação. Outros possíveis efeitos colaterais são leve dor de cabeça e ressecamento dos olhos.

 Quais as contra-indicações?

A toxina botulínica não deve ser oferecida a pacientes que:

  • São psicologicamente instáveis ou têm expectativas irreais
  • São afetados por doenças neuro-musculares (como miastenia gravis ou Síndrome de Eaton-Lambert)
  • Estão grávidas ou amamentando
  • Fazem uso de certas medicações (antibióticos aminoglicosídeos, penicilamina, quinina e bloqueadores dos canais de cálcio)
  • São alérgicos à albumina

Também deve ser avaliada com cuidado a adequação do tratamento em pessoas que dependem profissionalmente de suas expressões faciais (atores e atrizes, políticos e pessoas na área de vendas).

Pessoas que vão submeter-se à cirurgias sob anestesia geral devem avisar aos seus anestesiologistas que fizeram o tratamento com toxina botulínica pois em geral a monitorização do nível da anestesia é feita com estimulação dos músculos da face. Estando avisado, o anestesista pode monitorar o efeito da anestesia em outro músculo, como o do braço, por exemplo.

This entry was posted in Tratamentos para Rugas and tagged , , , , . Bookmark the permalink.