Ácido hialurônico: você sabe o que isto quer dizer?

Muito falado e comentado hoje em dia, o ácido hialurônico é um dos protagonistas do arsenal terapêutico na batalha contra as rugas.

Da próxima vez que você ouvir falar nele, já saberá exatamente o que isto significa.

O ácido hialurônico é uma substância viscosa, que existe naturalmente na pele (onde é responsável pela sua sustentação, junto com colágeno e elastina). No nosso organismo, existem em quase todos os orgãos, por exemplo, no líquido sinovial das articulações e no humor vítreo dos olhos. A nossa pele, quando jovem, é lisa, luminosa e elástica, em grande parte devido à presença do ácido hialurônico. Com o passar do tempo e queda dos hormônios na menopausa, há uma perda progressiva desta substância na pele, levando à flacidez, rugas, pele opaca e sem brilho.

Como o preenchimento de rugas com colágeno, muito usado nos Estados Unidos, causava alergias (sendo necessários testes prévios) caiu em desuso e deu lugar ao ácido hialurônico, hoje considerado o “top de linha” dos preenchedores. Desenvolveu-se, então, em laboratório o ácido hialurônico sintético, com perfil de segurança muito maior, risco mínimo de reações alérgicas, descartando a necessidade de testes prévios.

É utilizado na Dermatologia Cosmiátrica para suavizar o sulco nasogeniano (“bigode chinês”), moldar as regiões malares (bochechas), contorno das mandíbulas, definir contorno e aumentar o volume dos lábios. Quando falamos em aumentar o volume dos lábios, não queremos dizer em criar lábios a la Jolie em uma paciente de rosto e lábios finos, mas sim em restaurar o volume perdido com o passar do tempo, de forma natural e harmoniosa. São apresentações conhecidas do ácido hialurônico para aplicação injetável: Teosyal®, Juvederm Ultra®, Surgiderm®, Restylane®, Perlane®, Esthelis®, Mesolis®.

Outra aplicação do ácido hialurônico é na forma tópica, diretamente aplicada na pele, onde contribui com o estímulo de colágeno num esquema de tratamento domiciliar. Existem preparações comerciais e podem ser também formuladas de acordo com a necessidade da pele.

Uma utilização comum na Europa, especialmente na França, e também adotada (e aprovada) por nós é a hidratação com ácido hialurônico (em consultório) para melhorar o aspecto quebradiço e opaco das mãos e do colo. Afinal mãos e colo, por vezes, denunciam o envelhecimento e desgaste da pele !

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.