Tratamento de calvície a laser

Quais as indicações?

O laser não está indicado para qualquer queda de cabelo. Ele está indicado na queda de cabelo de origem genética, também conhecida como calvície, e que pode ocorrer em homens e mulheres.

 Como Funciona?

A LLLT (do inglês Low-Level Laser Therapy, que significa Terapia a Laser com Baixa Intensidade) utiliza o laser para estimular e crescimento e diminuir a queda dos cabelos. Essa terapia se baseia no principio da Foto-bioterapia. A Foto-bioterapia ocorre quando a luz do laser interage com ás células e estimula o metabolismo e a síntese de proteínas. Embora o mecanismo exato pelo qual o laser promove o crescimento dos cabelos ainda não seja conhecido, ele parece estimular os folículos pilosos no couro cabeludo por aumentar a produção de energia e por reverter o afinamento dos cabelos.

Esse tratamento é aprovado?

Em 2007, o FDA (Food & Drug Administration) aprovou, nos Estados-Unidos, o marketing das terapias a laser de baixas energias para tratamento da alopecia androgenética em homens. É importante dizer que essa aprovação foi mais baseada na segurança dos aparelhos e do que na eficácia destes para  tratamento da calvície. 

 Quais os principais aparelhos de laser disponíveis?

 O HairMax Laser Comb é um laser em forma de escova para ser usado em casa. É uma versão compacta dos lasers maiores usados em consultórios e clínicas para estimular o cabelo a tornar-se mais espesso e fazer o cabelo parecer mais cheio.

 O X5 Hair Laser também é de uso domiciliar. Ele tem 15 focos de laser para irradiação do couro cabeludo. É recomendado o uso 3 x por semana em sessões de 10-15 minutos.

O Revage Laser System contém 30 focos de emissão de laser que rodam 180 graus em volta do couro cabeludo. Esse processo dinâmico aumentaria o contato do laser com o cabelo e seria potencialmente mais eficaz que um sistema estático em transmitir a energia do laser para o couro cabeludo. Ele também eliminaria o erro humano e a variabilidade que pode ocorrer com a auto-administração do laser. Uma limitação deste aparelho é o fato que o cabelo existente poder interferir com a chegada do feixe de laser ao couro cabeludo.

Essas unidades de laser podem provar-se também úteis em queda de cabelo nas mulheres onde o afinamento tende a ser mais difuso ou naqueles pacientes com eflúvio telógeno.

A Terapia a Laser com Baixa Intensidade pode ser usada com segurança em conjunto com a finasterida oral e com minoxidil tópico. Também não há contra-indicações em pacientes que sejam candidatos futuros a transplante capilar.

Embora esses tratamentos a laser tenham sido aprovados nos Estados-Unidos, sua eficácia em longo prazo ainda não foi determinada.

Para mais informações:

http://www.lasercomb.net/

http://www.x5hairlaser.com/laser-hair-growth/

http://www.apirascience.com/

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.