Você sabe usar filtro solar?

Todos nós sabemos que devemos usar filtro solar, mas são poucos de fato os que o utilizam da forma correta. Então, após ler este post, orgulhe-se de fazer parte do grupo que usa o protetor solar corretamente! 

 O filtro solar costuma sair com a transpiração, ação do do vento, do mar, piscina, ou mergulho na água, portanto não esqueça de reaplicá-lo a cada 2 horas ou em caso de transpiração excessiva ou após o mergulho.  Caso contrário o grau de proteção daquele filtro vai “diminuindo” com o tempo.

Agora vamos falar sério: em relação à quantidade ideal do filtro a ser aplicada na pele; você realmente o usa da forma correta? 

De acordo com orientação da Academia Americana de Dermatologia, devemos aplicar 2mg/cm2, ou seja, 1 colher de chá para a face, pescoço e nuca; 2 colheres de chá para costas, barriga e peito e 1 colher de chá em cada braço (incluindo o ombro) e 4 colheres de chá nas pernas e pés, dando um total de 30-40g para todo o corpo de uma pessoa de 70kg (lembre que tem tubos de filtro com 60g!). Os filtros são testados com estas condições ideais. Com frequência, ouvimos pessoas reclamarem que ficaram queimadas ou vermelhas ou manchadas mesmo com filtro solar. Checar a quantidade aplicada é fundamental para garantir uma boa proteção. 

 Não devemos esquecer das orelhas (o câncer da pele na orelha tem maior chance de recidiva !) e dos pés.

É fundamental não esquecer que nenhum filtro confere proteção solar total (não há como estar exposto ao sol, sem que ele tenha algum efeito na pele: este efeito será minimizado mas não anulado).

Convém evitar exposição solar no horário de 10 às 14h (quando a quantidade de ultravioleta B é maior). Devemos ficar na sombra e usar roupas leves, chapéu ou boné.

Existem diversos tipos de filtros, com graus de proteção diferentes e atendendo às necessidades dos diferentes tipos de pele: oleosa, seca ou mista. Alguns tem substâncias tonalizante (com efeito de base), outros que controlam o brilho das peles oleosas ou podem hidratar as peles ressecadas. Alguns contém acido hialurônico (que você já sabe do que se trata pois leu no post anterior) ou antioxidantes como green tea, vitamina E, ácido ferúlico.  Consulte o seu dermatologista para saber o tipo ideal para você.

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.