Escova progressiva: cuidado. Hidratação com óleo de argan: testamos e gostamos.

A cada dia, novos tratamentos capilares são oferecidos no mercado com promessa de brilho imediato e controle do volume dos cabelos. Atenção, todo cuidado é pouco ! Escovas à base de formol (vendidas sob diferentes “rótulos”: progressiva, inteligente, marroquina, de chocolate, etc.) para alisamento capilar tornaram-se frequentes, pois, além de mais baratas, correspondem a um processo rápido e que deixam os fios com brilho intenso.

Na verdade, o formol é o em solução a 37%, cuja venda em farmácias é proibida. A solução normalmente é misturada, de forma caseira ou aleatória, à queratina líquida e ao creme condicionador. O produto final é aplicado aos fios e espalhado com o auxílio de um pente. Em seguida, utilizam-se secador e piastra.

O formaldeído se liga à cutícula (parte externa do fio) e aos aminoácidos da solução de queratina, formando um filme endurecedor ao longo do fio, impermeabilizando-o e mantendo-o rígido e liso.  O efeito é o mesmo da calda da maçã do amor: por fora, lindo e brilhante, mas, por dentro, desidratado e quebradiço. O fio torna-se suscetível à fratura, em consequência dos traumas normais do dia a dia, como pentear e prender os cabelos. A raíz dos cabelos torna-se mais oleosa e muitas vezes, surge a caspa (dermatite seborreica).

O problema maior é que o formol é volátil e, depois de aquecido, uma maior quantidade é inalada tanto por quem aplica como por quem se submete ao tratamento e A ANVISA proibiu seu uso para este fim (ANVISA- Resolução RDC nº 36, de 17 de junho de 2009).

Mas o formol não é o único vilão, deve-se ter cuidado com escovas que contenham alisantes também como o tioglicolato ou o hidróxido de guanidina, pois podem ser incompatíveis com tintura ou gerar quebra dos fios.

Considerando-se esses aspectos, resolvemos estudar e testar a hidratação com o badalado óleo de argan (Moroccanoil). O óleo de Argan é derivado da árvore de argan, abundante no Marrocos. Utilizada durante anos na cultura local, suas propriedades nutritivas e cosméticas estão sendo reconhecidas agora. O óleo é concentrado em ácidos graxos (ácido linoleico e ácido oleico) e rico em vitamina E. Testamos a hidratação com MOROCCANOIL® INTENSE HYDRATING MASK (a máscara permaneceu 15 minutos com filme plástico e o cabelo foi enxaguado) e em seguida foi aplicado MOROCCANOIL® LIGHT TREATMENT. O resultado… veja na foto ! (o cabelo da esquerda é o tratado com formol e o da direita é o meu, tratado com óleo de Argan)

 

bibliografia

Abraham LS, Moreira AM, Moura LH, Gavazzoni MFR, Addor FAS. Tratamento estetico e cuidados dos cabelos. Surg Cosmet Dermatol, vol 1, n.4, 2009
 

 

http://moroccanoil.com/

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.