Prêmio Nobel de Química Inspira Nova Geração De Hidratantes


O maior órgão do corpo, a pele é uma barreira protetora que nos protege das agressões exteriores.Qualquer que seja nossa idade, ela é constantemente atacada.

A desidratação da pele pode ser devida ao clima seco, ao vento, ao sol e a outros fatores como uso excessivo de sabonetes e água quente. Rugas finais, estiramento, perda de brilho, perda de elasticidade são sinais de uma pele desidratada. Quando esses sintomas aparecem, a pele não desempenha mais seu papel protetor.

O principal reservatório de água da pele encontra-se nas camadas profundas da epiderme. Toda água é distribuida nas diversas camadas da epiderme graças às Aquaporinas.

As Aquaporinas são proteínas que formam poros na membrana das células. Elas conduzem seletivamente água para dentro e fora das células, sendo por isso conhecidas também como “canais de água”.

As Aquaporinas encontram-se na membrana das células desde a camada basal da epiderme (mais profunda) até a camada granulosa (mais superficial). A camada basal contém 75% da água da epiderme, muito mais que a camada córnea (camada mais superficial de células morta da pele), que só contém 10%.

As Aquaporinas formam uma rede vital que hidrata a pele da profundidade até as camadas superiores da epiderme.

Pela descoberta das aquaporinas, Peter Agre ganhou o Prémio Nobel da Química do ano de 2003.

Vários laboratórios têm pesquisado como se aproveitar desta descoberta para fazer novos hidratantes mais eficazes.

O laboratório alemão Beiersdorf, lançou recentemente no Brasil, dentro da linha Eucerin, hidratantes inspirados na descoberta das aquaporinas.

Segundo o fabricante, o gluco-glicerol presente na fórmula dos hidratantes da linha AQUAporin Active estimula a criação de novos canais de água nas camadas mais profundas da epiderme. Como consequência, a água seria distribuida de maneira ideal em todas as camadas da pele, melhorando sua hidratação e, consequentemente, seu brilho, elasticidade e viço.

Ainda não foram publicados estudos científicos, que sejam do nosso conhecimento, que comprovem a ação desta linha de hidratante nas aquaporinas.

Mas testamos o creme e achamos que conferiu uma ótima hidratação à pele!

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.