Berries e pele

Quer saber o segredo da alimentação para ter uma pele viçosa e bonita?  Alimentação “colorida” ! Essa foi a recomendação da Dra Zoe Draelos, no Meeting da Academia Americana de Dermatologia, que falou sobre vitaminas e pele.

A pele envelhece e desidrata por ação dos radicais livres produzidos em resposta à radiação ultravioleta, cigarro, stress, poluição. Os antioxidantes neutralizam os radicais livres que agridem nosso colágeno, elastina e as células.

Além do que tradicionalmente conhecíamos: salmão é rico em ômegas 3 e 6, laranja e kiwi têm vitamina C e cenoura contém betacaroteno, as frutas coloridas estão em alta (especialmente as uvas que contém resveratrol, tomate que contém licopeno e as “berries”, blackberry (amora), raspberry (framboesa), blueberry (mirtilo), morango) contém alta concentração de agentes antioxidantes e devem ser consumidas frescas.

Devemos aproveitar que, especialmente aqui no Brasil, contamos com fácil disponibilidade e grande variedade de frutas e legumes frescos !

Para quem tem uma vida corrida, existem suplementos vitamínicos específicos que podem repor, em parte, os antioxidantes.

Bom feriado (com berries !). 

 

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.