O que não pode faltar na sua nécessaire dermatológica de viagem ?

O ano já começou e o verão chegou. Quem curte as férias, deve ter cuidado redobrado com a pele.  Muita gente acredita que, por não ser uma época em que usamos ácidos e não realizamos tratamentos a laser ou com peeling, podemos relaxar. Pelo contrário, todo o cuidado é pouco !  Ajudaremos você com o seu check-list para a mala de verão.

Filtro solar com proteção anti-UVA, anti-UVB e filtro físico é fundamental. Aqueles que ficam mais branquinhos não são tão discretos, mas protegem mais. Devem ser reaplicá-los de hora em hora, especialmente nos dias mais quentes, quando o suor ajuda a diluir o filtro. Quem gosta está na água do mar ou da piscina deve estar atento à reaplicação. Lembrar que não existe filtro totalmente resistente à agua!  Roupas com filtro solar são uma boa opção para as crianças que resistem ao uso adequado dos filtros. 

Para quem não está de férias e já está na correria do dia-a-dia, carregar um pó ou base compacta seca com filtro solar para reaplicação ao longo do dia é uma boa opção.

Não esqueça de colocar na mala um repelente (especialmente em época de dengue…). Mas atenção ! O excesso de repelente deve ser evitado. Deve-se evitar aplicar perto dos olhos e da boca. Ele deve ser aplicado na área exposta no momento de risco de picada de mosquito e a área deve ser lavada com água e sabão neutro tão logo cesse esse risco de exposição. Lembrando que a aplicação conjunta de filtro solar diminui a eficácia do repelente. Existem produtos especiais e eficazes para crianças, mas de qualquer forma, a utilização dependerá da idade: quanto menor a criança, mais restrita a utilização.

Gel pós sol com aloe vera, hidratante em serum com ácido hialurônico e água termal hidratam a pele do rosto na medida certa após um dia mais ensolarado. Para o corpo hidratantes em loção ou creme com uréia, ceramidas e óleos essenciais.

Lencinhos absorvedores de oleosidade ajudam a controlar o brilho das peles oleosas que piora nesta estação.

Hidratação via oral com água de coco, bebidas isotônicas e sucos leves são bem-vindos !

Sucos com cenoura e mamão são fonte de betacaroteno, que além de proporcionarem um dourado à pele, contribui na proteção ao sol.   

Para quem não vive sem um perfume: Cuidado!  Especialmente os perfumes de boa qualidade (que contém bons fixadores) podem pigmentar a pele do pescoço em contato com sol forte ! Uma opção é usar perfumes específicos para cabelo ou aplicar em áreas não expostas ou na roupa !

Boa viagem ! Curta o verão com proteção ! Chapéu, óculos, barraca, sombra e água fresca ! A saúde da sua pele agradece hoje (e principalmente amanhã!).
Nos veremos em 2012 !

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.