Novidades sobre melasma. Ninguém precisa ficar com a pele manchada.

Estamos de volta!  Após verão intenso, férias e carnaval, estamos comemorando mais de 100.000 visualizações em nosso blog…..Nada mais justo do que atualizá-los sobre as novidades em MELASMA, que costuma se acentuar no verão. Melasma corresponde às manchas escuras que surgem no rosto (especialmente na testa, maçãs do rosto e buço) e nos braços, decorrentes de exposição ao sol. O uso de anticoncepcionais e a gravidez podem agravar o quadro.

Mesmo estando com o filtro solar, a exposição à radiação ultravioleta acaba acentuando as manchas, já que o filtro não “anula” seu efeito. Para aquelas que não vão à praia ou piscina, convém lembrar que a exposição ao sol do dia-a-dia, p.ex. andando na rua, também piora o melasma.

Um trabalho recente publicado no periódico Journal of Drugs in Dermatology reviu o uso do Extrato de Polypodium Leucotomos no melasma. Este antioxidante via oral, assim como outros, pode ser utilizado no tratamento e prevenção do melasma. Além do tratamento oral e fotoproteção intensa, o uso de diferentes formulações de clareadores e/ou ácidos para aplicação domiciliar costuma ajudar muito. Na clínica, podemos realizar diferentes tipos de peelings (alguns descamam mais e outros menos), luz intensa pulsada e mais atualmente, o DRUG DELIVERY. O Drug Delivery consiste na aplicação de substâncias clareadoras como vitamina C, ácidos, hidroquinona, após o laser fracionado. O Laser fracionado estimula a formação de “microcanais” na pele, através dos quais os medicamentos irão atuar diretamente sobre o pigmento.

Assim, mesmo no Rio, com a orientação e tratamento adequados, ninguém precisa ficar com a pele manchada.

Cada paciente necessita um tratamento distinto. Consulte seu dermatologista para saber qual o mais indicado para você.

Image

This entry was posted in Uncategorized and tagged . Bookmark the permalink.