Acne persistente na mulher adulta

Por Dra Daniela Antelo 

Cada vez mais observo em minha prática clínica, casos de mulheres que já passaram da fase de adolescência e que mantêm o quadro de acne desde a adolescência, ou que apresentam acne na idade adulta, sem terem tido acne na adolescência. Em alguns casos, a acne é crônica, pois persiste ao longo de anos. Isto pode ser um problema para algumas mulheres. 

Isto é motivo de inúmeras pesquisas que tentam explicar este “fenômeno”. O entendimento dos fatores que levam ao desencadeamento da acne em idade adulta possibilitará o surgimento de tratamentos mais eficazes.

É importante pesquisar influências hormonais. O hiperandrogenismo (excesso de hormônios masculinos ou de sua ação) é causa de acne em algumas pacientes adultas. Nestes casos, podem ocorrer irregularidade menstrual, seborréia, acne na região mandibular ou queixo, hirsutismo (excesso de pêlos). Herança genética, estresse, dieta e gravidez também são fatores que devem ser levados em consideração.

O tratamento deve ser prescrito pelo dermatologista e individualizado de acordo com a gravidade e intensidade do quadro e abrange desde medicações tópicas formuladas ou industrializadas, procedimentos no consultório e tratamentos orais com antibioticoterapia e isotretinoína.

Image

 

 

This entry was posted in Uncategorized and tagged . Bookmark the permalink.